-
Arquitetos: Irisarri Piñera Arquitectos
- Área: 2400 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Juan Rodríguez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Três materiais geram diversas atmosferas que desencadeiam na experiência do usuário em busca da presença dos objetos na paisagem, no controle das relações entre espaço construído e ambiente.
O envelope de vidro com estrutura em madeira oferece múltiplas sombras e uma extraordinária capacidade de interação com as condições ambientais. O vidro da fachada externa varia entre um véu, formando uma fachada porosa, e uma parede translúcida porém espessa, com a madeira entre dois planos de vidro.
Assim, o edifício se adapta às condições de luz; da aparência de um volume cristalino esculpido, a um galpão de paliçadas. Os pátios oferecerão diversas atmosferas assim que a vegetação crescer, já que cada um deles terá uma densidade e peculiaridade própria, que se transformará durante o ano.
A riqueza de sombras que pode ser obtida, tornando a estrutura da fachada mais ou manos presente, ajuda no controle climático do edifício.
Os elementos estruturais em madeira deram a espessura necessária à fachada, criando uma proteção contra a incidência solar.
A fachada de vidro forma um prisma que cria diversos pátios que são invadidos pelo jardim. Os cortes destes pátios revelam um interior diferente do exterior. Mais artificiais, de aço galvanizado, quee recebem a parte privada do programa, enquanto que os espaços transversais definem as áreas dos pacientes.
As fachadas são paredes translúcidas que conectam o ambientes internos com o exterior e revelam sua própria espessura, com a estrutura de madeira em seu interior.